top of page
Foto do escritorMaysa Yassutake

Depressão: Como detectar os diversos sinais internos?

Atualmente é comum ouvir que certa pessoa está com “depressão” e esse termo é usado para muitas situações e estados emocionais diversos. Essa generalização do senso comum do que é a depressão ofusca a visão das diferentes tonalidades e nuances do que essa palavra pode expressar.


mulher com maquiagem borrada indicando choro com o sorriso no papel
mulher chorando com o sorriso no papel

Há situações muito difíceis que nos deparamos na vida e que inevitavelmente podem gerar dor e tristeza. Há pessoas que chamam esse estado de depressão, pode até ser que se alguém não puder olhar e acolher aquela tristeza com o tempo se transforme em uma depressão. Tem gente que pode negar esse ˜estado depressivo” e camufla-lo, pois sente que não vai suportar sentir dor, transformando-a numa alegria “forçada” ou numa agitação excessiva. Essa também pode ser uma roupagem para negar sentimentos dolorosos e indicam a impossibilidade de viver “estados depressivos” e de elabora-los.


SAD - triste
SAD - triste

A depressão pode ter motivos aparentes ou não. Ou seja, ela pode ser decorrente de mudanças, lutos e perdas que não foram compreendidos ao longo da vida, ou pode ser fruto de uma perda de sentido da existência, muito relacionado a melancolia. Em muitos casos vemos pessoas perdendo a vontade de realizar atividades básicas de auto-preservação e auto-cuidado como comer e tomar banho. Há uma vontade maior de se refugiar em sua própria casa, as vezes abandonando atividades como o trabalho e a vida social.


Se você se identificou com algum aspecto deste texto, não deixe que essa condição se agrave. Procure ajuda profissional!




bottom of page