top of page
Foto do escritorMaysa Yassutake

Psicanalise e psicoterapias: Diferenças



mulher sendo atendida pelo psicanalista
mulher deitada no divã sendo atendida pelo psicanalista

Há diversas abordagens psicoterapeuticas que funcionam das mais variadas maneiras. As psicoterapias, de forma geral, enfocam naquilo que está mais aparente (no consciente), nas mudanças de padrões comportamentais para que o sujeito se torne mais adaptado ao seu meio.


A psicanalise como uma técnica que possibilita a investigação profunda da personalidade humana através da escuta atenta de conteúdos inconscientes, ou seja, o enfoque não está na “consciência”, nos fatos vivenciados em si, mas em aspectos inconscientes e subjetivos que pode estar gerando sofrimento psíquico na vida. Através da livre associação (falar livremente o que vier a cabeça) do paciente e da atenção flutuante por parte do psicanalista, a análise pode oferecer ferramentas pra que o paciente consiga encontrar um espaço de maior suporte das emoções, ter uma noção profunda de si e poder usar isso como base de aprendizagem na sua vida.


homem espelhado
homem espelhado

Muitas pessoas vem buscar análise com a finalidade de alívio de sofrimentos e sintomas. É verdade que através de uma análise pode ser possível que a pessoa encontre alívio dos sintomas (como alivio de insônia, diminuição de sintomas de ansiedade e etc), mas esse não é o foco principal. Ou seja, uma análise não visa a “cura” de sintomas como os tratamentos médicos. Mas sim, a exploração profunda daquilo que está presente na mente do paciente e que muitas vezes ele não consegue ou não pode perceber e, que pode estar na contramão daquilo que conscientemente a pessoa diz estar buscando.


A partir de um conhecimento mais profundo de si e de aspectos que podem ser incômodos perceber, a pessoa tem mais condições de se rever e recursos pra realizar mudanças, se assim desejar.

 

Como psicanalista ofereço um espaço de confiança e acolhimento que possibilite o paciente processar suas emoções, assim como analisar a forma que reagem as adversidades da vida. A maneira em que o paciente se vincula comigo abre caminhos para reconhecer aspectos inconscientes da sua personalidade, de suas relações interpessoais (familiares, de amizade ou amorosas), suas capacidades no trabalho e na vida cotidiana.

 

É uma tarefa complexa e desafiadora, mas essas descobertas que uma análise pode proporcionar são capazes de realizar transformações profundas e duradouras naqueles que estão dispostos à enfrenta-las. 

 




bottom of page