É inevitável que durante a vida nos deparemos com situações da realidade que podem gerar dor mental, angustias, sofrimentos, em que percebemos faltas em nós mesmos seja no trabalho, nas relações e na vida cotidiana. A dor emocional nas mais diversas fases da vida (desde um jovem adulto até os idosos) se não for tratada, pode gerar inúmeros quadros, como:
Dificuldade para dormir;
Tristezas;
Ansiedades;
Stress;
Depressão;
Burn-out;
Transtornos de humor;
Transtornos de personalidade;
Abuso de substâncias;
Doenças somáticas e físicas.
Geralmente quando as pessoas se deparam com a dor mental, costumam criar defesas muito poderosas pra se livrar do sofrimento e essas emoções acabam não sendo processadas e são revividas como um padrão, principalmente nas relações interpessoais.
A psicanalise é uma técnica que possibilita a investigação profunda da personalidade humana através da escuta atenta de conteúdos inconscientes, ou seja, o enfoque não está na “consciência”, naquilo que a pessoa sabe ou que pode ser visto, mas em aspectos inconscientes que pode estar gerando sofrimento psíquico.
Através da associação livre do paciente e da atenção flutuante por parte do analista, a análise pode oferecer ferramentas pra que o paciente consiga encontrar um espaço de maior suporte interno das emoções dolorosas e dar novos contornos a essas emoções, e usar isso como base de aprendizagem na sua vida.
Muitas pessoas vem buscar análise com a finalidade de alívio de sofrimentos e sintomas. É verdade que através de uma análise pode ser possível que a pessoa encontre alívio dos sintomas (como alivio de insônia, diminuição de sintomas de ansiedade), mas esse não é o objetivo principal. E sim, a exploração profunda daquilo que está presente na mente do paciente e que muitas vezes ele não consegue ou não pode perceber e, que pode estar na contramão daquilo que conscientemente a pessoa diz estar buscando.
A partir de um conhecimento mais profundo de si e de aspectos que podem ser incômodos perceber, a pessoa tem mais condições de se rever e recursos pra realizar mudanças, se assim desejar.
Como psicanalista ofereço um espaço de confiança e acolhimento que possibilite o paciente processar suas emoções, assim como analisar a forma que reagem as adversidades da vida. A maneira em que o paciente se vincula comigo abre caminhos para reconhecer aspectos inconscientes da sua personalidade, de suas relações interpessoais (familiares, de amizade ou amorosas), suas capacidades no trabalho e na vida cotidiana.
É uma tarefa complexa e desafiadora, mas essas descobertas que uma análise pode proporcionar são capazes de realizar transformações profundas e duradouras naqueles que estão dispostos à enfrenta-las.
A psicanalise no modo presencial fornece elementos relacionados a presença e expressão física do paciente que dizem muito a respeito de como a pessoa está naquele momento. Além de propiciar um espaço seguro e privativo. As sessões duram em média de 45 a 50 minutos. São feitas entrevistas iniciais para entender melhor os motivos ou demandas do paciente e construir um trabalho e um contrato a partir disso.
Comments